domingo, 26 de setembro de 2010

ESLOVÊNIA

Sérgio conhece o novo teatro de Maribor, acompanhado de dois atores (foto MPagani)

Bonecos do Teatro de Marionetes de Maribor (foto STastaldi)

Bonecos do Teatro de Marionetes de Maribor (foto STastaldi)

Boneco do Teatro de Marionetes de Maribor (foto STastaldi)

Centro de Maribor, na Eslovênia (foto STastaldi)

Rio Drava, Maribor, Eslovênia (foto MPagani)

Ponte sobre o rio Drava, Maribor, Eslovênia (foto MPagani)

Maribor fica na Eslovênia. Esta cidade realmente nos impressionou muito. Virou uma paixão. Não existe pobreza, muito menos miséria. Tudo limpinho, bem acabado. O rio Drava, que corta a cidade, é limpíssimo, cheio de cisnes (acho que deveriam canalizar de uma vez o Tietê e o Pinheiros, já que não se tem competência pra fazer deles lugares de lazer e beleza, como foram há 100 anos atrás...). A natureza reúne matas onde a população adora fazer caminhadas, montanhas que no inverno se cobrem de neve e transformam a região em estação de esqui, o próprio Drava, onde se rema, se pesca e se faz rafting, estação de águas termais. As estações do ano são bem marcadas, com temperaturas que vão dos 35 graus no verão aos menos 10 (ano passado chegou a menos 20!) no inverno. A comida típica é leve e deliciosa, assim como o vinho branco. As pessoas são simpáticas, sorridentes. A cultura e o esporte têm grande incentivo do governo.
O Teatro (gledališče) que o Papum visitou é do governo. O novo espaço (que inclui auditório para teatro de bonecos, com sala de exposição, ateliê de construção de marionetes e cenários etc), com tudo muito moderno, será inaugurando em outubro, dentro do antigo Mosteiro de São Francisco, que está sendo totalmente reformado. A obra é financiada pelo Governo Eslovênio e pela União Européia.
Nossa equipe foi recebida com muita simpatia por Mojca Plansak, relações públicas do grupo teatral que administra o espaço, além de ter sua própria produção teatral. O manipulador de bonecos Danilo deu uma entrevista divertidíssima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário