quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ARTISTA TRENTINO

Márcia, Sérgio, Fabrizio e Papum (foto Maria)
Papum encerrou a temporada de entrevistas com um artista plástico muitíssimo especial: Fabrizio Marizza.
Sobre ele, antes de mais nada, deve-se contar uma história pessoal. Em 2004, quando Sérgio e Márcia circulavam por festivais de teatro de bonecos na Itália, esqueceram uma câmera de vídeo num ponto de ônibus, em Trento. Estavam indo ministrar uma oficina de construção de bonecos em látex, mas ficaram de uma tal forma abalados que resolveram ligar para os amigos que os esperavam para a aula, pensando em adiar. O telefone público ficava ao lado do ponto de ônibus onde a câmera tinha sido esquecida. De repente, viram um bilhetinho colado com caramelo na parede de vidro do ponto. A pessoa que tinha encontrado a maleta com a câmera havia deixado ali o número do seu telefone.
Era Fabrizio Marizza.
Depois desse encontro emocionante, nossa amizade e admiração cresceu através de contatos telefônicos e pela internet. Agora, depois de 6 anos, novo encontro, já como velhos amigos.
Papum entrevistou Fabrizio, filmou suas máscaras e seu ateliê de criação, conheceu a história da sua obra, que inclui trabalhos feitos para o teatro e aulas na universidade, nas quais utiliza o recurso do teatro de bonecos.
Com esse encontro, A VIAGEM DOS BONECOS encerrou sua primeira etapa.
Conhecemos bonecos e bonequeiros de lugares distantes muitos milhares de quilômetros de nossa casa, com idiomas para nós tão estranhos que não conseguíamos nem entender suas letras. No entanto, a acolhida foi sempre amistosa, com a intimidade de quem é apaixonado pelo mesmo tema. Registramos um pouco de suas histórias, seus sonhos, suas criações. Buscamos captar os recados que essa Arte passa de geração a geração e suas novas propostas. Sentimos o encantamento que ela desperta não só no público, mas no próprio artista, que frequentemente relata como se viu apaixonado pelo teatro de bonecos desde o primeiro encontro, a ponto de ter essa Arte como alimento para sua vida.
Tomara que nosso documentário consiga expressar um pouco de toda essa emoção. Mãos à obra!

Um comentário:

  1. Estou seguindo a Viagem dos PAPUM´S !!! estou adorando e vou colocar o blog na proxima La Hoja del Titiritero 21, que ja estamos preparando.
    Espero e desejo ver as fotos e fimagens pessoalmente. beijins - Sú

    ResponderExcluir